quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumentalque se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.
O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.

As Origens

O blues tem sua origem na Africa, onde a tradição é passada de pai para filho. Nos Estados Unidos da América o Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como "blues", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho. São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas. A cena, que acabou por tornar-se típica nas plantações do delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "blues".

O blues britânico

Um dos momentos mais marcantes do blues foi a apresentação de Muddy Waters em Londres no início dos anos 50. Foi um marco, pois dali em diante o blues ganharia renome internacional e influenciaria o surgimento de novas vertentes musicais, especialmente o rock n' roll. LogicamenteChuck Berry é indiscutível como iniciador do modelo rock, porém sua origem é absoluta no blues, ainda mais na música de Waters. Mas foi o reconhecimento do blues na Inglaterra nos anos 50 que alavancaria o nascimento de uma revolução na história da música ocidental. E foi da fusão do blues, com essa nova vertente, o rock, que nasceria o gênero que marcaria em essência toda a nova geração de músicos que surgia no cenário mundial. Era o blues-rock. Bandas como Rolling Stones,Yardbirds e mais posteriormente Cream, Fleetwood Mac, Jeff Beck e Led Zeppelin teriam suas raízes totalmente fundadas no blues elétrico de Chicago. Talvez o grupo de maior importância no recém surgido cenário blues britânico tenha sido John Mayall and the Bluesbreakers, que além de ter grande influência no crescimento do blues dentro do país, foi a banda-alçapão de músicos que viriam a se tornar importantíssimos nesse cenário musical em ascensão, como Eric Clapton, que posteriormente viria a formar o Cream, Peter Green que sairia do grupo para ser líder e compositor do Fleetwood Mac, e Mick Taylor, que seria requisitado como guitarrista dos Rolling Stones.
Com o reconheciment
o mundial desses músicos, os nomes clássicos do folk-blues americano como Robert Johnson, Son House, Muddy Waters, Howlin' Wolf e B.B. King passaram a ser referências diretas. Foi no Newport Folk festival de 1963que o blues teve seu auge, com a apresentação de diversas figuras consagradas do estilo. Daí em diante praticamente todos os músicos dos mais diversos estilos provenientes do rock e blues regravaram clássicos antigos. O Led Zeppelin, em seu primeiro álbum gravou uma série de composições de Willie Dixon, porém incluindo como autoria própria, o que resultaria em uma batalha judicial, que obrigaria a banda a identificar Dixon como autor original.
Na América, os efeitos foram diretos, e músicos como Creedence Clearwater Revival, The Doors, Bob Dylan e Jimi Hendrix desenvolveram seus estilos próprios fundamentados nas raízes do blues. Internamente, nomes como Albert King,Freddie King e Buddy Guy, iniciaram uma mudança na sonoridade do blues, juntando elementos típicos do rock, a guitarra distorcida e pesada, com o som tradicional, o que levaria alguns puristas a rejeitarem essa nova "moda" que contrariava o purismo tradicional da música.



BOB HITE

Bob "The Bear" Hite (26 de fevereiro de 1945 - 5 de abril de 1981) foi o vocalista líder da banda de blues-rock Canned Heat de 1965 à 1981.
Quando jovem, ele conseguiu um emprego em uma loja de discos e começou a acumular uma grande coleção de velhas gravações de blues, que foi a sua inspiração para se tornar um músico.
Ele foi apresentado à Alan Wilson por Henry Vestine e foram eles dois que ajudaram a convencer o lendário pianista de blues, Sunnyland Slim, a voltar ao estúdio para gravar. Em 1965, com apenas 22 anos, ele formou uma banda com Wilson. Henry Vestine se juntou a eles mais tarde e esse trio formaram a banda Canned Heat. O trio era, eventualmente, ajudado por Larry Taylor (baixista) e Frank Cook (bateria).
Foi ele quem produzi o álbum Hooker 'N' Heat (1971) de John Lee Hooker/Canned Heat. Bob Hite faleceu de ataque cardíaco no ano de 1981.
Bob é conhecido por ser bastante gentil com seus fãs; ao ser reconhecido em uma drogaria em Tarzana, na Califórnia, em 1973, ele alegremente deu o seu autógrafo sem ostentação. O fã surpreso gritou: "Bob Hite!" e ele retrucou com um sorriso, "Isso mesmo!" Ele então saltou e cumprimentou o fã amigavelmente.
Canned Heat apareceu no episódio de novembro de 1969 de Playboy After Dark. Bob Hite foi convidado a falar com Hugh Hefner após a apresentação, junto com outros convidados, tais como Sonny e Cher, Vic Damone, Dick Shawn e Larry Storch. Na presença de Lindsay Wagner, durante um jogo, quando Hefner perguntou a ela que animal Hite gostaria de ser se fosse um animal, Wagner afirmou um urso. Hite afirmou a ela que a resposta estava certa, e que as pessoas o chamam de "o urso".





Nenhum comentário:

Postar um comentário