sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Blues antigo

Blues é uma forma musical, vocal ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva.

O blues tem sua origem na Africa, onde a tradição é passada de pai para filho. Nos EUA o Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro- americana, especialmente aquela oriunda do sul dos EUA ( Alabama, Missisipi, Lousiana, Georgia), dos escravos da plantação de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como blues, para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho.





Dois artistas antigos do blues:




Robert Johnson ( 1911-1938) foi um cantor e guitarrista norte-americano de blues. Johnson é um dos cantores mais influentes do Missisipi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de doze compassos para o blues. Johnson é frequentemente citado como " o maior cantor de blues de todos os tempos", ou mesmo como o mais importante musico do sec XX. Seu trabalho modificou o estilo de execução, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior enfase no uso das cordas graves para criar um ritimo regular.





Bessie Smith ( 1894-1937) foi uma cantora de blues norte-americana. Às vezes referida como " A Imperatriz do blues", smith foi a mais popular cantora de blues da década de 1920 e 1930.

Smith começou a criar seu próprio show em torno de 1913 no teatro "81" situado na Atlanta. Em torno de 1920 ela estabeleceu uma reputação na região sul americana e ao longo da costa leste americana.


Ela alcançou um grande sucesso com seu primeiro lançamento, uma mistura de " Gulf coast blues" e " Downhearted Blues", Smith se transformou na atração principal no circuito de teatros negros e acabou se tornando sua atração mais popular nos anos 1920.























Bruna Calleffo Nº 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário